Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

SOBRE O PROCOBRE

À medida que problemas globais como a oferta insuficiente de energia, o aquecimento global e a desnutrição tornam-se mais urgentes, a promoção do cobre, metal que sempre esteve presente na evolução das civilizações, ganha ainda mais relevância. Isso porque os atributos técnicos e científicos do cobre podem contribuir para a formação e preservação da vida.

Com esse propósito, foi criada a Associação Internacional do Cobre (International Copper Association, ICA,no original) que reúne a indústria global do cobre para desenvolver e defender o mercado do cobre e contribuir para as metas de desenvolvimento sustentável da sociedade. Um esforço que reúne a Copper Alliance® – rede de centros regionais do cobre e seus membros líderes do setor – associações nacionais e regionais e mais de 500 parceiros.

A ICA e a Copper Alliance são responsáveis pela condução das políticas e estratégias de financiamento de iniciativas e atividades promocionais do cobre. Com sede em Nova York, a organização tem escritórios em cinco regiões: Ásia, Europa, África, América Latina e América do Norte. Os programas da Copper Alliance são executados em quase 60 países por meio de seus escritórios regionais e de uma ampla rede de centros de promoção do cobre.

Seus dois maiores desafios são posicionar a indústria do cobre como um setor fundamental para responder às demandas da sociedade e disseminar informação sobre esse metal que atende às preocupações do desenvolvimento sustentável.

Proposta de valor

O que é a Associação Internacional do Cobre (ICA)?

  • Uma associação comercial sem fins lucrativos;
  • Uma defensora das iniciativas que visam o desenvolvimento de novas tecnologias para atender às demandas da sociedade;
  • Uma apoiadora do desenvolvimento de produtos que representem soluções aos problemas críticos que envolvem a cadeia produtiva;
  • Uma entidade que apoia o debate para normalização do setor, em prol das boas práticas de mercado;
  • Um organismo comprometido com o desenvolvimento sustentável.

Por que o setor precisa da ICA

O setor do cobre ganha força e credibilidade quando trabalha em conjunto, sendo capaz de racionalizar custos e aproveitar melhor oportunidades, como:

  • Resposta à regulamentação REACH da Europa – Custo: 12 milhões de dólares;
  • Resposta aos requisitos de transporte da Organização Marítima Mundial: 50 – 100 milhões de dólares economizados anualmente;
  • Resposta aos planos chineses de substituir 1,9 milhão de toneladas de cabos de energia de cobre por alumínio.

Como a ICA atende as necessidades da indústria do cobre

Presente em mais de 60 países, a ICA promove parcerias entre:

  • Fabricantes de cobre locais e fabricantes de equipamento
  • Governos e agências reguladoras
  • Comércio e outros usuários finais

Principais ações promovidas pela ICA:

  • Manter a licença da indústria do cobre para operar em ambientes complexos;
  • Assegurar acesso dos produtos de cobre ao mercado;
  • Defender o crescimento do mercado;
  • Impedir ou retardar a substituição do cobre por materiais alternativos;
  • Aumentar a intensidade do uso do cobre em equipamentos e em edificações;
  • Fortalecer a imagem da cadeia produtiva e sua reputação;
  • Comunicar mensagens que destaquem a contribuição do cobre para o desenvolvimento sustentável;
  • Posicionar a indústria do cobre como um parceiro confiável dos governos e das organizações não governamentais;
  • Contribuir e, por vezes, fomentar inovações técnicas, definição de códigos e padrões, promoções diretas e inteligência de mercado;
  • Definir valor aos membros: A ICA é uma organização eficiente focada no mercado, que entrega valor mensurável aos membros.

Anualmente:

  • As ações da ICA representam um impacto favorável de 250 mil toneladas para a indústria do cobre.

No longo prazo, as ações da ICA asseguram:

  • Imagem/reputação positivas do cobre e da indústria do cobre;
  • Licença continuada da indústria para operar;
  • A não destruição de demanda.

História

A Copper Alliance® representa a rede de centros regionais do cobre e seus membros líderes do setor e é conduzida pela Associação Internacional do Cobre (ICA). Com sede em Nova York, a organização tem escritórios em cinco regiões do globo: Ásia, Europa, África, América Latina e América do Norte. Os programas e iniciativas da Copper Alliance são executados em mais de 60 países, por seus escritórios regionais e por uma ampla rede de centros do cobre em todo o mundo.

A ICA e seus 39 membros reúnem a indústria global do cobre para desenvolver e defender o mercado do cobre, além de contribuir para o alcance de metas de desenvolvimento sustentável da sociedade. Os membros da ICA incluem grandes fabricantes do cobre e das ligas de cobre, representando a maior parte da produção global de cobre. Anualmente, esses membros investem 50 milhões de dólares nos programas da ICA. A maior parte do montante desses fundos é investida em iniciativas que produzam impacto positivo no desenvolvimento sustentável.

A Copper Alliance tem mais de 50 anos de vida e algumas organizações afiliadas à ICA possuem raízes que remontam à década de 1920. Antecede a ICA, a Associação Internacional de Pesquisa do Cobre (Incra, no original) que, em 1959, fortaleceu centros globais de promoção do cobre, ajudando a estimular inovações tecnológicas relacionadas ao cobre. Ao longo dos 29 anos seguintes, a Incra investiu 44 milhões de dólares (mais de 140 milhões em dólares atuais) para assegurar forte crescimento das aplicações tradicionais de cobre e preparar o caminho para novos usos.

Em 1989, 24 dos principais produtores de cobre do mundo uniram-se para formar a ICA, com o reconhecimento de uma necessidade de coordenar e integrar esforços na promoção do cobre em todo o mundo. A ICA expandiu rapidamente suas atividades e o alcance geográfico de seu programa, abarcando o trabalho de sua predecessora, a Incra.

A globalização e uma crescente demanda de tecnologias de produtos de cobre levaram a indústria do cobre a expandir sua visão, fator que não apenas impulsiona os avanços tecnológicos, mas atende a amplas necessidades da sociedade de proteger o meio ambiente e melhorar sua qualidade de vida.

Muitas das tendências globais que conduzem a agenda do desenvolvimento sustentável dependem do cobre e das propriedades que o metal assegura em termos de eficiência energética, mobilidade elétrica, energia renovável, qualidade da água, entre outros.

Financiamento e parcerias

A Associação Internacional do Cobre (ICA) valoriza a cooperação e as parcerias estratégicas, em que pese o uso do cobre para a saúde humana e conservação do meio-ambiente, em todas as áreas que representem benefícios à sociedade, incluindo desenvolvimento econômico, energia sustentável, adaptação/atenuação da mudança climática, saúde pública, inovações tecnológicas.

Nesse sentido, a ICA cria projetos conjuntos com recursos e responsabilidades compartilhados. Os parceiros de projetos internos são fabricantes de cobre e membros do setor de fios e cabos e, externamente, governos, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais, fundações, entre outras entidades.

Por meio de alianças, a ICA conquista o apoio de políticas públicas, regulamentações, padrões e atividades que beneficiam tanto o cobre quanto a sociedade, avançando no cumprimento das metas dos membros e parceiros da Copper Alliance®.

Entre os parceiros da ICA, destacam-se:

  • Agências e departamentos governamentais da Austrália, Canadá, China, União Europeia, Índia, do Chile e dos Estados Unidos;
  • Organizações intergovernamentais: Fundo Comum de Mercadoria; Instalações Ambientais Globais; Banco Mundial, Diversos programas da ONU para o Desenvolvimento, para o Meio Ambiente, para a Organização de Desenvolvimento Industrial e para a Energia;
  • Associações da Indústria; Federação Internacional de Fabricantes de Cabos, Conselho Internacional de Cobre Trabalhado; Conselho Internacional de Minas e Metais;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs): Aliança para Poupar Energia; CLASP; Instituto Internacional de Conservação de Energia; Centro de Soluções de Energia Limpa; Fundo para a Luz Elétrica Solar; Fundação das Nações Unidas.

A ICA teve o privilégio de trabalhar com esses e outros parceiros, que aportaram contribuições humanas e/ou financeiras a projetos de finalidade comum.

Negócios públicos

Sensibilizando o setor público, em que pese as áreas de saúde, meio-ambiente e de desenvolvimento sustentável, as atividades da ICA asseguram que a indústria do cobre mantenha sua licença para operar e acesso justo ao mercado para seus produtos.

A capacidade de desenvolver relacionamentos e conquistar a confiança dos agentes econômicos é essencial para assegurar o impacto positivo da indústria do cobre na sociedade e isso se deve à reputação associada ao nome ICA.

A ICA valoriza a cooperação e nas parcerias estratégicas que estabelece, trabalhando também junto a universidades, formadores de opinião e grupos que desenvolvem soluções de problemas. Esses esforços, somados, trazem resultados mais rápidos e mais eficazes em prol do bem estar e do desenvolvimento sustentável.

Ademais, em conjunto com seus membros, a ICA promove o diálogo com autoridades e desenvolvedores de política para assegurar uma legislação e uma regulamentação justa e eficiente para todos.