Menu

Associados

O universo do cobre

Imagem: Pressmaster, de envatoelements Imagem: Pressmaster, de envatoelements

O cobre foi o primeiro metal que os seres humanos utilizaram para fazer ferramentas. Ele é um elemento químico algumas vezes encontrado em estado puro na natureza. Assim, desde tempos muito antigos foi possível extraí-lo e utilizá-lo. Isso provavelmente começou há cerca de 10 mil anos. Os cientistas usam símbolos para referir-se aos elementos químicos, e o do cobre é Cu.

Por volta de 6500 a.C., o ser humano aprendeu a moldar o cobre e, em aproximadamente 3500 a.C., aprendeu a derretê-lo e misturá-lo com estanho para produzir bronze. A descoberta acabou dando nome a um importante período, conhecido como Idade do Bronze.

Onde é encontrado o cobre
O cobre geralmente se combina com outros elementos, formando compostos. As rochas que contêm esses compostos são chamadas de minérios de cobre.

Calcocita, calcopirita, bornita, cuprita e malaquita são os minérios de cobre mais comuns. Para obter cobre puro, os cientistas devem separá-lo dos demais elementos.

O maior depósito conhecido de cobre está situado no Chile, na cordilheira dos Andes. Há grandes depósitos nos Estados Unidos, na Indonésia, no Peru, na Austrália e na Rússia. O cobre também é encontrado nas algas marinhas, em muitos corais, no fígado humano e em certos moluscos e artrópodes.

Propriedades
O cobre é fácil de moldar. Pode ser transformado em folhas bem finas ou em fios muito longos e também finos. Ele não sofre a ação da atmosfera nem da água do mar. Isso quer dizer que não enferruja e não é corroído. No entanto, quando fica exposto ao ar por longos períodos, cria-se uma camada protetora de cor esverdeada sobre ele.

O cobre é um bom condutor de calor e eletricidade. Também se combina sem dificuldade com praticamente todos os metais. Da liga metálica com o zinco surge o latão. Do cobre com o estanho se obtém o bronze. Há também ligas de cobre e níquel e de cobre e alumínio.

Usos
Por ser bom condutor de eletricidade e calor, o cobre costuma ser usado em instalações elétricas, aparelhos elétricos e eletrônicos, radiadores de motores para veículos e aparelhos de ar-condicionado. Tubulações de água e outras partes do sistema hidráulico de uma casa também podem ser feitas de cobre, pois ele é bastante resistente.

fonte: Britannica Escola

Pesquisa

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e mantenha-se atualizado.

Associados